Inicio / cpu /

Peixinho Prata

Peixinho Prata

LEPISMATIDAE (Peixinho-prata)

Lepisma saccharina, conhecida popularmente como peixinho-de-prata ou ainda traça (bicho-da-prata ou apenas lepisma em Portugal), é um insecto desprovido de asas que se alimenta de carbo-hidratos como açúcares e amido. Pertence à ordem Thysanura e existe há cerca de 300 milhões de anos. Este insecto não deve ser confundido com as traças (mariposas) pertencentes à ordem Lepidoptera.

Identificação

Esse é o único insecto que se assemelha a um peixe, um estranho e pequeno peixe com pernas e antenas. Possui o corpo fino e comprido e aparentemente não há separação entre a cabeça, o tórax e o abdómen. Além do mais, move-se serpenteantemente como um peixe. Seu corpo é coberto por escamas amarelado, minúsculo e frágil, que se desprendem quando tocadas.

Habitat
Apenas algumas poucas espécies são encontradas dentro de casa e se tornar pragas. Eles preferem lugares escuros e são mais activos durante a noite. Pode-se encontrá-los em vários lugares da casa, incluindo cave, sótão, os vácuos da parede oca vigas decorativas, etc. na maioria das vezes vê-se presos em pias, lavatórios e banheiras, porque eles preferem humidade e são incapazes de escalar uma superfície vertical lisa para escapar. Os peixinho-de-prata alimenta-se de uma variedade de materiais, mas parece preferir materiais de origem vegetal que são ricos em carboidratos e proteínas.

Assim, na maioria das vezes são encontrados alimentando-se da cola em encadernações de livros ou papel de parede, cola de papel, produtos de grãos de cereais e carne seca. Eles também podem danificar a seda e alguns tecidos sintéticos.

Ciclo de Vida

Dependendo da sua condição de vida, o peixinho de prata demora entre quatro meses a três anos para atingir o estágio adulto. À temperatura ambiente, o seu pleno desenvolvimento requer um ano. A sua vida pode durar entre dois e oito anos. Um Peixinho de Prata que viva todo esse período pode sofrer aproximadamente oito mudas, apesar destas poderem acontecer até quatro vezes ao ano, já que ele cresce constantemente.O comprimento de um lepisma, não incluindo os seus membros, é de aproximadamente um centímetro. O seu brilho metálico deve-se às escamas prateadas que surgem após a terceira muda.

Prevenção
A prevenção do peixinho de prata, de um modo geral, depende do monitoramento persistente, estando atento ao início da infestação, sempre é mais fácil de ser controlada.
Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o aglomerar de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de humidade
Metodologia

Neste tipo de infestação, e após avaliação das áreas, deve ser aplicado o insecticida adequado em filme pulverizado em todas as áreas de rodapés, caixilhos de portas e janelas, rodapés de balcão da cozinha, etc

Dependendo do grau de infestação, poderá também ser colocado complementarmente um posto de monitorização e combate das mesmas, especificamente o recurso a armadilhas-isco. Esta armadilha captura de insectos rastejantes como Peixinho da prata, baratas, formigas, centopeias e ratos pequenos. Armadilha sem produto toxico apenas com uma tela adesiva com feromona incorporado para uma maior atracção, equipada com telas colantes.

Aprovação oficial dos produtos

Todos os produtos a utilizar estão devidamente autorizados pela direcção geral de saúde e pela D.G.P.C (direcção geral de protecção das culturas). Qualquer informação ou esclarecimento adicional relativamente aos produtos será devidamente facultado pela antiPRAGAS.

Comentarios están desactivados.

x