Inicio / Pragas /

Gorgulho

Gorgulho

Os insetos dos produtos armazenados de interesse profissional existem sob condições muito específicas. Encontram-se geralmente vivendo em produtos secos tais como frutas secas, especiarias, farinha, pão, vegetais secos, flores secas, produtos de grão moído ou grãos inteiros, alimentos para animais, nozes, doces, pastas, queijos e outros produtos similares.

As pragas de produtos armazenados contaminam mais do que o que podem consumir, deste modo destroem-nos para o consumo humano. São mais importantes como pragas em grãos armazenados porque causam danos em cerca de 10% da produção mundial de grãos.

As pragas em produtos armazenados são também importantes nas habitações como “pragas das despensas” encontrando-se dentro dos pacotes de cereais, especiarias e outros alimentos. Algumas destas pragas têm origem nas colheitas no campo, enquanto outras infestam os alimentos durante o seu processamento e armazenamento. Estas pragas podem voar para os edifícios desde o exterior, ou vir de outras zonas interiores já infestadas.

Muitas das pragas dos produtos armazenados são de origem tropical ou subtropical, pelo que se reproduzem melhor em condições quentes e com humidade. Salvo em algumas excepções não conseguem viver muito tempo a baixas temperaturas e normalmente não invernam.

Poucas pragas dos produtos armazenados podem viver ou respirar a temperaturas superiores a 35ºC e normalmente não põem ovos a temperaturas inferiores a 15,5ºC, no entanto existem alguns ácaros que conseguem reproduzir-se a temperaturas entre os 4,4ºC e os 10ºC, se as condições de humidade forem as adequadas.

Metodologia

Para este tipo de pragas, é efectuada uma aplicação de insecticida sob forma de filme termonubelizado nas áreas a combater.
O inseticida aplicado está homologado para aplicação em zonas e produtos alimentares.

Aprovação oficial dos produtos

Todos os produtos a utilizar estão devidamente autorizados pela direcção geral de saúde e pela D.G.P.C (direcção geral de protecção das culturas). Qualquer informação ou esclarecimento adicional relativamente aos produtos será devidamente facultado pela antiPRAGAS.

Comentarios están desactivados.