Formigas
LASIUS NIGER (Formiga de jardim)
Esta espécie de formiga de corpo negro, vive no solo, geralmente por baixo das rochas ou sob as casas, e vão lentamente penetrando nas habitações, especialmente se estas tiverem sido edificadas directamente sobre o solo. As formigas frequentemente constroem ninhos nas capas de isolamento e daí introduzem-se no interior da casa através de pequenos orifícios, brechas, juntas entre materiais ou cerâmicos, etc, devido à sua reduzida dimensão.
Figura 1 – Lasius Niger
As formigas de jardim podem também introduzir-se na madeira apodrecida (podem construir os seus formigueiros na madeira húmida da casa, roendo somente o interior da madeira que esteve submetido à humidade e foi decomposta por fungos e possivelmente por ataques de larvas de escaravelhos). Estas formigas alimentam-se de uma segregação doce e pegajosa produzida pelos pulgões (insecto hemíptero), assim quando entram nas casas são atraídas por substâncias doces e logo que uma encontre algo doce, aparecerá um grupo delas, sendo que a que encontra o alimento comunica às outras dando-lhes pequenas pancadas com as antenas e dando-lhes a provar um pouco do que encontraram.
MONOMORIUM PHARAONIS (Formiga faraó)
Possui o corpo castanho amarelado e a cabeça escura. Estas formigas são uma praga importante em casas, hotéis, restaurantes, hospitais, asilos, lojas de cacau, etc. O seu reduzido tamanho permite-lhes introduzirem-se em qualquer lugar, o que combinado com a sua ampla gama de preferência alimentar faz com que estas formigas sejam difíceis de erradicar das construções.
As formigas faraó fazem o ninho em estruturas porosas de lugares quentes, junto a fornos e tubos de água quente, onde encontram condições húmidas e fontes de água. Nos climas mais quentes encontram-se com frequência a procurar alimento no exterior das construções, em áreas abertas adjacentes.
Figura 2 – Monomorium Pharaonis
Isto sucede especialmente nas áreas onde a humidade é comum ou existem outras fontes de humidade como sistemas de rega ou unidades de evaporação fria (por exemplo nos tectos). Alimentam-se de uma grande variedade de substâncias, tais como fruta, mel, gelatina, pastéis, gorduras, insectos mortos, carnes e sangue.
IRIDOMYRMEX HUMILIS (Formiga argentina)
Possuem uma coloração acastanhada. Os ninhos encontram-se geralmente na terra húmida na envolvente ou mesmo debaixo dos edifícios, ao longo dos passeios ou debaixo de tábuas e plantas, nunca distante de uma boa fonte de água e comida. A formiga argentina prefere os alimentos doces, principalmente açucares, xaropes, sumos de fruta, segregações de plantas, etc. As obreiras procuram alimento por caminhos regulares que se estendem desde o ninho e se ramificam. Estas formigas podem entrar nas habitações sobretudo quando as condições no exterior são muito húmidas ou secas. Estão bem adaptadas aos ambientes urbanos e suburbanos, podendo persistir onde outras espécies não podem proliferar.
Agentes Desinfestantes
Metodologia
A metodologia adoptada para o combate de formigas será a colocação/aplicação de insecticida granulado em pontos estratégicos e de passagem das formigas, bem como uma pulverização nas zonas exteriores de modo a localizar e exterminar o formigueiro de origem das mesmas.
Nos casos mais gravosos em termos de grau de infestação de formigas, e de modo a erradicar todas formigas em espaços verdes, será também colocado um posto de monitorização e combate das mesmas. Pode também recorrer-se a armadilhas-isco.
Aprovação oficial dos produtos
Todos os produtos a utilizar estão devidamente autorizados pela direcção geral de saúde e pela D.G.P.C (direcção geral de protecção das culturas). Qualquer informação ou esclarecimento adicional relativamente aos produtos será devidamente facultado pela antiPRAGAS.